Sustentabilidade


A empresa RAMBO ROUPAS IMPERMEÁVEIS sempre preocupou-se com o descarte e destino adequado dos resíduos resultantes do processo de confecção de seus produtos. Considerando que todos os componentes que entram na confecção das roupas impermeáveis é de origem sintética, seus resíduos devem passar por uma seleção para conferir a eles um destino ecologicamente correto, sem que poluam o meio ambiente, e que ainda possam ser usados na produção de insumos a serem empregados noutros processos produtivos.


Durante o processo produtivo das vestimentas existe uma perda em retalhos considerada normal em torno de 5% do total de tecidos utilizados pela Rambo. Uma vez que os tecidos são compostos basicamente por poliamida e PVC, é sabido que o simples descarte destes retalhos na natureza, além de demandar até 300 anos para completa decomposição, os resíduos resultantes desta decomposição liberariam produtos contaminantes ao meio ambiente, especialmente nos lençóis freáticos, como a liberação de dioxinas, que são sabidamente tóxicas. Sabendo disto, a Rambo com seu compromisso com o meio ambiente, encaminha os retalhos de tecidos para duas utilizações:


Retalhos maiores: estes são aproveitados para a confecção de bolsas para compras, utilizadas em supermercados. Além de dar um destino útil a estes retalhos, também há uma menor utilização de sacos plásticos por parte dos supermercados. Este produto tem grande aceitabilidade por parte tanto dos supermercados quanto das pessoas que fazem compras.


Retalhos menores: estes são destinados a uma indústria de injetados de solas de calçados, que são empregados pela indústria calçadista da região. Inicialmente estes retalhos são triturados e após fundidos numa composto único, que é novamente triturado para depois ser injetado nos moldes de solados. Desta forma, além de dar um destino aos retalhos que poluiriam o ambiente, também é uma menor utilização de matérias primas petroquímicas para a produção destes solados. Veja abaixo o resultado de cada fase do processo.

Retalhos originais

Retalhos triturados

Fundido triturado

Solado injetado

Visando compartilhar o processo de sustentabilidade com as empresas clentes, a Rambo coloca-se à disposição para receber por parte de seus clientes as vestimentas descartadas, que serão encaminhadas para a confecção de solados. Salientamos que neste caso as vestimentas deverão estar totalmente isentas de sujeiras ou outros contaminantes (produtos químicos, óleo, etc), além de estarem secas. O custo de envio destas vestimentas deverá ser por conta da empresa remetente. Desta forma a Rambo incentiva também aos seus clientes a fazerem parte da preservação do meio ambiente. Desde já a Rambo e a Natureza agradecem.